Sincretismo de São Jorge













Na Umbanda e no Candomblé São Jorge é representado por Ogum, General destemido e estratégico, vencedor das grandes batalhas e demandas, o desbravador que busca a evolução. Defensor dos desamparados e oprimidos, comprando a causa dos indefesos, sempre muito justo e benevolente. Ele é o ferreiro dos Orixás, senhor das armas. Ele tem um molho de sete instrumentos de ferro, a alavanca, o machado, a pá, a enxada, a picareta, a espada e a faca, com as quais ajuda o homem a vencer a natureza. É o dono das estradas, pois é um Orixá valente. Ogum é o protetor dos policiais, ferreiros, escultores, caminhoneiros e de todos os guerreiros.

16 comentários:

  1. iRMÃO AMEI O SEU BLOG.
    vC É MUITO INTELIGÊNTE. TE AMO.

    ResponderExcluir
  2. Oi Dani, tá lindo!
    Salve Jorge!!!!

    ResponderExcluir
  3. Querido amigo, seu blog está perfeito.Amei. Parabéns por essa bela iniciativa.
    Com carinho,
    Dalma

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante...Amei

    ResponderExcluir
  5. SECRETO! Saravá, Salve! Ave! Patakori Ogum! Ogunhê Meu Pai! Namastê! Shalom! Viva! Malê, Maleime, Agô! Axé, Axé, muito Axé!...

    ResponderExcluir
  6. Meu pai Ogum venho aqui, te pedir que continui me ajudando e me guiando como sempre, te peço também que me ajude a ter sua força e determinação para domingo eu passar na prova física que eu preciso. Esteja comigo meu pai neste prova, me ajudando e me guiando.

    ResponderExcluir
  7. SECRETO! Oh! Bendito, Poderoso, Forte! São Jorge (Guerreiro Maior e Lei Maior)! Bendito Orixá OGUM! Todos Benditos OGUNS! Saravá! Salve! Ave! Patakori OGUM! Ogunhê Meu Pai! Viva! Namastê! Shalom! Malê, Malembe (Maleime, Maleme), Agô! Eterna, Infinitamente, Agradecido, Grato (Mesmo), de todo e do fundo, de meus coração, espírito, alma, por tudo de bom, a mim, por tudo, Sempre a meu favor (e Jamais contra mim)! Peço-Vos, que eu tenha: Paz, Luzes, Proteções (muitas), a mim! Sempre (Mesmo)! Amém! Assim Seja! Assim Se Faça! Axé, Axé, muito Axé!...

    ResponderExcluir
  8. SECRETO! Oh! Bendito São Jorge! Todos Benditos Oguns! Salve! Saravá! Ave! Patakori Ogum! Viva! Ogunhê Meu Pai! Namastê! Shalom! Malê, Malembe (Maleime, Maleme), Agô! Axé, Axé, muito Axé!...

    ResponderExcluir
  9. Oh! Bendito São Jorge! Todos Benditos Oguns! Patakori Salve! Saravá! Ave! Namastê! Viva! Shalom! Ogum! Ogunhê meu Pai! Malê, Malembe (Maleime, Maleme), Agô! Axé, Axé, muito Axé!...

    ResponderExcluir
  10. Geraldo (GEN) = Oh! Bendito, Poderoso, Forte, Glorioso, Grandioso, Generoso, Vitorioso! São Jorge! Todos Vossos Benditos Oguns! Saravá! Patakori Ogum! Ogunhê Meu Pai! Salve! Saravá! Namastê! Ave! Shalom! Viva! Malê, Malembe (Maleime, Maleme), Agô! Eterna, Infinitamente, Agradecido, Grato (Mesmo), de coração, por tudo de bom, a mim, por tudo, Sempre a meu favor (e Jamais contra mim)! Axé, Axé, muito Axé!...

    ResponderExcluir
  11. Geraldo (GEN) = Oh! Sempre! Bendito Santo, São Jorge! Sempre! Bendito Orixá, Ogum! Sempre! Malê, Malembe (Maleime, Maleme), Agô! Sempre! Eterna, Infinitamente, Agradecido, Grato (Mesmo), de: coração, espírito, alma (psique, psiquismo, mente: consciente, subconsciente, inconsciente), por tudo de: bom (bem, ótimo, excelente, positivo, positivismo, salutar, sadio, são, saudável, próspero), a mim, por tudo, Sempre a meu favor (e Jamais contra mim)! Peço-Vos, por favor, que eu tenha: Sensatez, Perspicácias, Defesas (sempre, mesmo, demais), a mim! Pra Sempre (Mesmo)! Assim Seja (Amém)! Assim Seja Feito (Mesmo, Sempre, Demais)! E, Nunca (Mesmo) Seja Desfeito! Axé, Axé, muito Axé!...

    ResponderExcluir
  12. G.E.N. = Oh! Sempre! Bendito Santo São Jorge! Sempre! Bendito Orixá Ogum! Sempre! Especialmente, o Meu Ogum! Sempre! Saravá, Patakori Ogum, Ogunhê Meu Pai, Salve, Namastê, Viva, Shalom, Ave, Motumbá, Kolofé! Sempre! Louvores, Glorificações, Homenagens, Reverências, Comunhões, Ofertas, Oferendas, Consagrações, Honras, Enaltações, Exaltações, Contemplações, Saudações, Cumprimentos, Gratidões, a Todos Vós! Sempre! Malê, Malembe (Maleime, Maleme), Agô! Sempre! Eterna, Infinitamente, Agradecido, Grato (Mesmo), de coração, por tudo de bom, a mim, por tudo, Sempre a meu favor (e Jamais contra mim)! Axé, Axé, muito Axé!...

    ResponderExcluir
  13. G.E.N. = Oh! Sempre! Bendito, Poderoso, Forte, Grandioso, Generoso, Glorioso, Vitorioso! Sempre! São Jorge (Guerreiro)! Sempre! Salve, Ave, Viva! Sempre! Eterna, Infinitamente, Agradecido, Grato (Mesmo), de coração, por tudo de bom, a mim, por tudo, Sempre a meu favor (e Jamais contra mim)! Amém! Assim Seja! Assim Se Faça!...

    ResponderExcluir
  14. G E N = Oh! Sempre! Bendito Santo São Jorge (Guerreiro Maior e de Lei Maior)! Sempre! Bendito Orixá Ogum! Sempre! Todos os Benditos Oguns! Sempre! Meu Bendito Ogum! Sempre! Salve, Saravá, Motumbá, Mukuiu, Aloha, Ave, Viva, Namastê, Shalom, Om Shanti, Jaya Ahow, Kolofé, Patakori Ogum, Ogunhê Meu Pai! Sempre! Malê, Malembe (Maleime, Maleme), Agô! Sempre! Eterna, Infinitamente, Agradecido, Grato (Mesmo), de coração, por tudo de bom, a mim, por tudo, Sempre a meu favor (e Jamais contra mim)! Peço-Vos, por favor, que sejam afastados, total, completa, integral, inteira, absoluta e definitivamente (sem exceções e com juros, mesmo), de mim, todos os meus inimigos, especialmente, os carnais, e principalmente, os piores (e maiores)! Pra Sempre (Total, Definitivamente, Demais, Mesmo)! Assim Seja (Amém)! Assim Se Faça (Sempre, Demais, Mesmo)! E, Nunca (Mesmo) Se Desfaça! Axé, Axé, muito Axé!...

    ResponderExcluir
  15. GEN = Oh! Poderoso Santo São Jorge! Sempre! Oh! Forte Orixá Ogum! Sempre! Oh! Potentes Oguns! Sempre! Oh! Meu Bendito Ogum! Sempre! Salve (Ave, Viva)! Sempre! Saravá (Patakori Ogum, Ogunhe Meu Pai)! Sempre! Male (Malembe, Maleime, Maleme, Ago)! Sempre! Axe, Axe, muito Axe!...

    ResponderExcluir