A História
Jorge de Anicii nasceu no ano de 280 d.c na antiga Capadócia, região do sudeste da Anatólia, que atualmente faz parte da República da Turquia. Ainda criança mudou-se para a Palestina com a sua mãe, logo após seu pai, um Oficial do Exército Imperial, morrer em campo de batalha. Sua família era de nobres e possuiam muitos bens.
Ao atingir a adolescência, Jorge entrou para a carreira militar, e por ser corajoso e combativo, logo foi promovido a Capitão do Exército Romano.
Mais tarde o Imperador Diocleciano, lhe conferiu o título de Conde da Capadócia. Aos 23 anos passou a residir na Corte Imperial de Roma, exercendo a função de Tribuno Militar. Nesse tempo sua mãe faleceu, e Jorge herdando todas as riquezas.
O Imperador Diocleciano e o Governador Daciano, desencadearam uma terrível perseguição contra os Cristãos, com tanta fúria que, em apenas um mês, mais de 17.000 foram martirizados, e muitos outros foram perseguidos e forçados pelas torturas, a renegar a sua fé em Jesus Cristo. Jorge que tinha sangue azul, afligido pelas barbaridades, renunciou a carreira militar.
Jorge distribuiu todos os seus bens aos pobres e vestindo-se como os Cristãos foi as ruas e passou a falar frases como, "Os deuses pagãos são demônios, o único Deus verdadeiro, é Jesus Cristo". A ousadia de Jorge chegou aos ouvidos do Governador Daciano, um cruel perseguidor de cristãos, que tomado pela ira chamou Jorge e perguntou: "Com que direito chamas os nossos deuses de demônios?, quem és tu?, de onde és tu? e em nome de quem está dizendo isto?, e Jorge respondeu assim: "Eu me chamo Jorge de Anicii, sou um nobre da Capadócia, e com a ajuda de Cristo conquistei as terras da Palestina, mas renunciei a tudo que me foi dado, meus títulos e cargos que possuía, para sem honras e riquezas servir a meu Deus".
O Imperador tentou convence-lo a renegar a sua fé em Jesus, mas não tendo êxito ordenou as seguintes torturas: O Colocaram em um cavalete de madeira, e teve seus braços e pernas dilacerados com garfos de ferro, e depois mandou cobrir todas as suas feridas com sal. Mas Tudo em vão, Jorge mantinha-se firme, e a cada vitória sobre as torturas ia convertendo mais e mais soldados.
O Imperador mandou chamar o mais temido feiticeiro para acabar com a vida de Jorge. Irônico o feiticeiro falou: " Se eu não conseguir acabar com esse Cristão, que eu perca a minha cabeça". Ele misturou veneno com vinho e deu pra Jorge beber. O Jovem fez o sinal da Cruz, bebeu o vinho e nada lhe aconteceu, o feiticeiro preparou uma dose ainda mais forte, Jorge novamente fez o sinal da Cruz, bebeu o vinho e continuava vivo, espantado o feiticeiro ajoelhou-se aos pés de Jorge e implorou para ser convertido ao Cristianismo, Jorge o fez,e logo depois o feiticeiro foi decapitado.
Depois de ser torturado durante todo o dia, chegando a noite, o Senhor Deus rodeado de uma Luz Divina, apareceu e consolou Jorge com doces palavras, que o deixou tão confortável, que nem parecia ter sido torturado. O Imperador vendo que, com ameaças e torturas não conseguiria nada, mudou de plano, e o tentou com fortunas e recompensas. Mas Jorge sorrindo respondeu: "Porque em vez de me torturar, não me dissestes estas coisas no inicio? aqui me tens disposto a fazer o que me propõem". O Imperador não se deu conta da tática de Jorge. Diocleciano ordenou que toda a cidade fosse enfeitada, mandou convocar o povo para assistir aos sacrifícios que Jorge por fim iria oferecer aos ídolos romanos.
No dia previsto para o grande acontecimento, a multidão curiosa e com grande expectativa, lotou o templo no qual Jorge iria adorar publicamente os deuses romanos. Na hora marcada, Jorge entrou no templo, ajoelhou-se e pediu ao Senhor Deus para converter todo o povo dentro do templo, e pediu que Deus destruisse todas as estátuas, de maneira que não ficasse nenhum vestígio delas. Acabando sua oração desceu dos céus uma rajada de fogo que reduziu a cinzas todas as imagens. Logo que a multidão presente correu para fora do templo, Jorge saiu mansamente, e de novo fez suas preces, e depois de alguns segundos a terra se abriu e engoliu todo o templo, não ficando o menor vestígio de sua existência.
Sabendo do ocorrido, o Imperador disse a Jorge: "És o mais abominável dos homens, como é possível tamanha ousadia, a ponto de cometeres um crime tão horrível?". Enfurecido e vendo que Jorge não renegaria a sua fé em Jesus Cristo, mandou que ele fosse arrastado de cavalo por toda a cidade, e depois decapitado. Jorge ao perceber que tinha chegado a sua hora, elevou os olhos ao céu e pediu a Deus que, a partir daquele momento, todos que pedissem seu socorro fossem atendidos, e lá do alto, em resposta a prece do grande Mártir, ouviu-se a voz de Deus concedendo o pedido: "Quem rogasse pela ajuda de São Jorge seria atendido". Depois disso a sentença se cumpriu. São Jorge foi decapitado no dia 23 de abril de 303 d.c em Nicomédia. Seus restos mortais foram transportados para Lida (Antiga Dióspolis), hoje Israel.
A quantidade de milagres atribuídos a São Jorge é imensa. Segundo a tradição, ele defende e favorece a todos os que a ele recorrem com fé e devoção, vencendo batalhas e demandas, questões complicadas, perseguições, injustiças, disputas e desentendimentos.
São Jorge Guerreiro da fé, foi Soldado, Capitão e Conde, por nada no mundo deixou o amor e a fé em Jesus Cristo, a quem sempre acreditou e confiou. Salve Jorge da Capadócia!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Parabéns Dani!
ResponderExcluirNossa super legal a história dele! O Blog ficou ótimo !!
Grande abraço!
André
Parabéns Dan...Ficou lindo teu blog e saiba que a história da vida dos Santos é muito importante nos dias de hoje...Tenho orgulho de voçe meu mano de ♥....E com certeza São Jorge esta muito Feliz com voçe nessa atitude linda....Que Deus te abençoe sempre e Obrigada por ser presença de Deus na minha vida e de todos aqueles que te cercam...Com karinho Bj°ss no teu ♥ e na tua alma !!! Kå®iñå®™.
ResponderExcluirQuerido amigo Dan!!
ResponderExcluirFiquei imensamente feliz ao saber do seu blog.....que bom saber de vc!!!
Que Deus continue te abençoando....hoje e sempre...muita força!!!
Beijo imenso em seu coração.
DONA
Lindeza...
ResponderExcluirTe conhecer e conhecer teu Blog,foram os grandes presentes de 2010.
Que Deus e teu Glorioso São Jorge te abençoem sempre.
Um balaio de beijos.
Dinha.
É muito bonito ver que a fé em São Jorge atingiu a internet, nosso querido santo mereçe e deve ser venerado em todos os lugares!!!
ResponderExcluirEspecialmente nesse dia, que é o dia de São Jorge e em todos os outros devemos sempre agradeçer pela poderosa intercessão de São Jorge e esse blog é uma maneira de fazer isso!
ResponderExcluirJesus é o verdadeiro santo.foi ele que morreu em uma cruz pra vencer não um dragão ou por ideais, mas pra vencer a morte;a morte que vem pelo pecado.E por isso todo aquele que tem fé em Jesus tem a sua proteção,mas também a vida eterna.
ResponderExcluirLembrando que não estou fazendo criticas à fé de ninguém...........
Se alguém se sentir ofendido desde já minhas descupas.............
Salve Ogum!!!
ResponderExcluirParabéns Dan, teu blog ficou muito legal, sou muito devoto à São Jorge. Abraço
ResponderExcluirLindo!
ResponderExcluirAdorei ler a história de São Jorge
Hoje ao invés de uma imagem,como todo ano posto em meu FB,colocarei seu site...
um abraço
TerezaTe
Salve São Jorge mesmo e sempre!.. Que história linda e eu ainda não conhecia.
ResponderExcluirExcelente trabalho, digno do Glorioso e Invicto Mártir São Jorge! Congratulações pelo rigor histórico da pesquisa, pelo esmero na confecção do site, pela sensibilidade aliada à sabedoria, na contextualização e ornamentação das imagens e palavras! A intercessão do Glorioso Mártir de Jesus Cristo, seja sempre em favor daqueles que propagam esta sólida, antiga, original, verdadeira e salutar devoção ao Guerreiro São Jorge! Quem tiver real devoção ao Príncipe dos Mártires São Jorge, governará o mundo inteiro, e não será governado por ninguém!Salve, São Jorge!
ResponderExcluirO blog ficou realmente fantastico.
ResponderExcluirSalve JORGE!!
G.E.N. = Oh! Bendito, Forte, Poderoso (Glorioso, Generoso, Grandioso, Vitorioso)! São Jorge! Ogum! Salve, Ave, Viva!
ResponderExcluirQue Deus continue dando forças para você para que voce continue escrevendo estas historias tao bonitas da vida dos poderosos santos..são jorge é um guerreiro muito importante na minha vida descobri a pouco tempo o que esse maravilhoso guerreiro está fazendo na minha vida..e estou pedindo a deus que me de forças para lutar na vida pois tenho uma missão muito importante aqui na terra e espero que tudo de certo para que um dia eu possa ajudar as pessoas encarnadas e desencarnadas..fica com deus..
ResponderExcluirEu sempre ouvi falar de São Jorge, mais nunca tinha despertado para ler mais no dia 23/4/14 mi veio um sinal ou pedir uma graça onde gostaria de alcançar si for merecedor pois passo por um momento de muita pertubação em minha vida, estou fazendo a oração de S Jorge todos os dias pedindo uma graça com fé em Deus eu vou alcançar na graça do Senhor.
ResponderExcluirmuito bom
ResponderExcluireu adorei essa história
1/CARLOS DE ASSUMPÇÃO – O maior poeta negro da historia do Brasil autor do poema o PROTESTO Hino Nacional da luta da Consciência Negra Afro-brasileira, em celebração completou 87 anos de vida. CARLOS DE ASSUMPÇÃO nasceu 23 de maio de 1927 em Tiete-SP completando 87 anos de vida com sua família, amigos e nós da ORGANIZAÇÃO NEGRA NACIONAL QUILOMBO O. N. N. Q. FUNDADO 20/11/1970 (E diversas entidades e admiradores parabenizam o aniversario de 87 anos do mestre poeta negro Carlos Assumpção) tivemos a honra orgulho e satisfação de ligar para a histórica pessoa desejando felicidades, saúde e agradecer a Carlos de Assunpção pela sua obra gigante, em especial o poema o Protesto que para muitos é o maior e o mais significante poema dos afros brasileiros o Hino Nacional dos negros. “O Protesto” é o poema mais emblemático dos Afros Brasileiros e uns das América Negra, a escravidão em sua dor e as cicatrizes contemporâneas da inconsciência pragmática da alta sociedade permanente perversa no Poema “O Protesto” foi lançado 1958, na alegria do Brasil campeão de futebol, mas havia impropriedades e povo brasileiro era mal condicionado e hoje na Copa Mundial de Futebol no Brasil 2014 o poema “O Protesto” de Carlos de Assunpção está mais vivo com o povo na revolução para (Queda da Bas. Brasil.tilha) as manifestações reivindicatórias por justiça social econômica do povo brasileiro que desperta na reflexão do vivo protesto.
ResponderExcluirO mestre Milton Santos dizia os versos do Protesto e o discurso de Martin Luther King, Jr. em Washington, D.C., a capital dos Estados Unidos da América, em 28 de Agosto de 1963, após a Marcha para Washington. «I have a Dream» (Eu tenho um sonho) foram os dois maiores clamores pela liberdade, direitos, paz e justiça dos afros americanos. São centenas de jornalistas, críticos e intelectuais do Brasil e de todo mundo que elogia a (O Protesto) (Manifestação que é negra essência poderosa na transformação dos ideais do povo) obra enaltece com eloquência o divisor de águas inquestionável do racismo e cordialidade vigente do Brasil Mas a ditadura e o monopólio da mídia e manipulação das elites que dominam o Brasil censuram o poema Protesto de Carlos de Assunpção que é nosso protesto histórico e renasce e manifesta e congregam os negros e todos os oprimidos, injustiçados desta nação que faz a Copa do Mundo gastando bilhões para uma ilusão de um mês que poderá ser triste ou alegre para o povo brasileiro este mesmo que às vezes não tem ou economiza centavos para as necessidades básicas e até para sua sobrevivência e dos seus. No Brasil
Organização Negra Nacional Quilombo ONNQ 20/11/1970 –
quilombonnq@bol.com.br
CARLOS DE ASSUMPÇÃO – O maior poeta negro da historia do Brasil autor do poema o PROTESTO Hino Nacional da luta da Consciência Negra Afro-brasileira,
ResponderExcluir.
Poema. Protesto de Carlos de Assunpção
Mesmo que voltem as costas
Às minhas palavras de fogo
Não pararei de gritar
Não pararei
Não pararei de gritar
Senhores
Eu fui enviado ao mundo
Para protestar
Mentiras ouropéis nada
Nada me fará calar
Senhores
Atrás do muro da noite
Sem que ninguém o perceba
Muitos dos meus ancestrais
Já mortos há muito tempo
Reúnem-se em minha casa
E nos pomos a conversar
Sobre coisas amargas
Sobre grilhões e correntes
Que no passado eram visíveis
Sobre grilhões e correntes
Que no presente são invisíveis
Invisíveis mas existentes
Nos braços no pensamento
Nos passos nos sonhos na vida
De cada um dos que vivem
Juntos comigo enjeitados da Pátria
Senhores
O sangue dos meus avós
Que corre nas minhas veias
São gritos de rebeldia
Um dia talvez alguém perguntará
Comovido ante meu sofrimento
Quem é que esta gritando
Quem é que lamenta assim
Quem é
E eu responderei
Sou eu irmão
Irmão tu me desconheces
Sou eu aquele que se tornara
Vitima dos homens
Sou eu aquele que sendo homem
Foi vendido pelos homens
Em leilões em praça pública
Que foi vendido ou trocado
Como instrumento qualquer
Sou eu aquele que plantara
Os canaviais e cafezais
E os regou com suor e sangue
Aquele que sustentou
Sobre os ombros negros e fortes
O progresso do País
O que sofrera mil torturas
O que chorara inutilmente
O que dera tudo o que tinha
E hoje em dia não tem nada
Mas hoje grito não é
Pelo que já se passou
Que se passou é passado
Meu coração já perdoou
Hoje grito meu irmão
É porque depois de tudo
A justiça não chegou
Sou eu quem grita sou eu
O enganado no passado
Preterido no presente
Sou eu quem grita sou eu
Sou eu meu irmão aquele
Que viveu na prisão
Que trabalhou na prisão
Que sofreu na prisão
Para que fosse construído
O alicerce da nação
O alicerce da nação
Tem as pedras dos meus braços
Tem a cal das minhas lágrima
Por isso a nação é triste
É muito grande mas triste
É entre tanta gente triste
Irmão sou eu o mais triste
A minha história é contada
Com tintas de amargura
Um dia sob ovações e rosas de alegria
Jogaram-me de repente
Da prisão em que me achava
Para uma prisão mais ampla
Foi um cavalo de Tróia
A liberdade que me deram
Havia serpentes futuras
Sob o manto do entusiasmo
Um dia jogaram-me de repente
Como bagaços de cana
Como palhas de café
Como coisa imprestável
Que não servia mais pra nada
Um dia jogaram-me de repente
Nas sarjetas da rua do desamparo
Sob ovações e rosas de alegria
Sempre sonhara com a liberdade
Mas a liberdade que me deram
Foi mais ilusão que liberdade
Irmão sou eu quem grita
Eu tenho fortes razões
Irmão sou eu quem grita
Tenho mais necessidade
De gritar que de respirar
Mas irmão fica sabendo
Piedade não é o que eu quero
Piedade não me interessa
Os fracos pedem piedade
Eu quero coisa melhor
Eu não quero mais viver
No porão da sociedade
Não quero ser marginal
Quero entrar em toda parte
Quero ser bem recebido
Basta de humilhações
Minh'alma já está cansada
Eu quero o sol que é de todos
Ou alcanço tudo o que eu quero
Ou gritarei a noite inteira
Como gritam os vulcões
Como gritam os vendavais
Como grita o mar
E nem a morte terá força
Para me fazer calar.
Organização Negra Nacional Quilombo ONNQ 20/11/1970 –
quilombonnq@bol.com.br
GEN = Oh! Poderosos! Sempre! Santo São Jorge, Orixá Ogum, Oguns, e o Meu Ogum! Sempre! Saravá! Sempre! Male! Sempre! Grato! Axe, Axe, muito Axe!...
ResponderExcluirG E N = Oh! Bendito (Glorioso, Poderoso)! Sempre! Santo São Jorge (Guerreiro Maior e de Lei Maior)! Sempre! Salve (Viva, Ave)! Sempre! Agradecimentos (Agradecido), Gratidões (Grato), Graças (Felizmente), Eterna, Infinitamente, por tudo de: bom (bem, ótimo, excelente), a mim! Sempre! Peço-Vos, que eu tenha (boas, ótimas, excelentes): Defesas, Proteções, Seguranças: demais, por tempo demais, a mim! Sempre! Assim Se Faça! Assim Seja! Amém!!!
ResponderExcluirSalve Jorge !
ResponderExcluirSalve São Jorge o Santo Guerreiro. Salve e Proteja a todos que tem Fé e armados com o amor no coração.
ResponderExcluirParabéns meu amigo Dani,seu blog é muito bom.
ResponderExcluirSalve Jorge!
Salve São Jorge o mais nobre e fiel soldado de Cristo Jesus OXÁLA NAS ALTURAS MEU SANTO GUERREIRO,OBRIGADO POR ME TRANSFORMAR EM UM NOVO HOMEM ,DEUS SEJA LOUVADO A TI PEÇO JUNTO COM JESUS CRISTO PERDÃO PELOS MEUS PECADOS,MANTENHA A MINHA FÉ CADA DIA DA MINHA VIDA MAIS FORTE.
ResponderExcluirSALVE SÃO JORGE! SALVE JORGE,SALVE JORGE, SALVE SÃO JORGE!
AMÉM;SAÚDE\SORTE\SABEDORIA;AMÉM