Igrejas no Rio de Janeiro















História da Igreja São Jorge no Rio de Janeiro
A Igreja de São Gonçalo Garcia foi fundada em dezembro de 1758, construida na esquina da rua da Alfândega com a praça da República. Em 1850, na esquina das atuais ruas Gonçalves Ledo e Luís de Camões, antiga rua de São Jorge, a Irmandade de São Jorge se via às voltas com a manutenção de sua Igreja, que estava em péssimo estado e ameaçava desabar, e pediu abrigo na de São Gonçalo Garcia, até que as obras fossem concluídas, como isso não aconteceu, a Igreja foi demolida em 1855. A área foi vendida e a Irmandade de São Gonçalo Garcia assumiu definitivamente a responsabilidade de abrigar a imagem de São Jorge. As duas Irmandades se juntaram, e assim era fundada a Venerável Confraria dos Gloriosos Mártires São Gonçalo Garcia e São Jorge. Acima a Igreja de São Jorge no Campo de Santana no século XVIII.


































Beíssima imagem de São Jorge no interior da Igreja.

A Festa no dia 23 de abril
Ainda é madrugada, e milhares de fiéis começam a chegar para a missa de alvorada que acontece às 05:00hs, com a participação da banda da polícia militar, ao longo do dia devotos lotam a igreja para a celebração das missas que ocorrem de hora em hora, diversas atrações são realizadas em comemoração ao Santo Guerreiro. A quantidade de milagres atribuídos a São Jorge é imensa. Segundo a tradição, ele protege e favorece a todos os que a ele recorrem com fé e devoção, vencendo batalhas, demandas, perseguições e injustiças.

FOTOS DO DIA 23 DE ABRIL DE 2011 NA IGREJA DE SÃO JORGE NO CENTRO DO RJ





















































































Igreja de São Jorge em Quintino

O maior dos acontecimentos anuais de Quintino é a tradicional Festa na Igreja Matriz de São Jorge, que costuma durar cerca de uma semana e culmina com a procissão em homenagem ao santo. Essa festa ganhou mais importância com a criação do feriado municipal de São Jorge.




















O Prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes comparece na Igreja de Quintino, na Zona Norte do Rio, para pedir a proteção de São Jorge.




















Paróquia Nossa Senhora de Fátima e São Jorge
A história da comunidade se confunde com a história do saudoso Padre Órsio Papacchioli. É a história de um homem audacioso, determinado e ciente da missão concedida a ele por Deus. Com o espírito missionário, desembarcou no Brasil logo após a Segunda Grande Guerra, trabalhando a princípio no Rio de Janeiro, em São Paulo e em São Roque. Porém, quis Deus, que ele viesse a fazer parte da Diocese de Barra do Piraí, da qual pertencia a cidade de Nova Iguaçu, tendo sido designado para Itatiaia, Resende e finalmente Nova Iguaçu. Em 1955 Dom Agnelo Rossi, então bispo da Diocese de Barra do Piraí, sensível ao clamor popular, designa Padre Órsio a fundar e governar a nova Paróquia de Nossa Senhora de Fátima e São Jorge, no local que anteriormente abrigava um edifício espaçoso e tradicional, onde funcionaram o Fórum, a Delegacia de Polícia e a Cadeia Pública. Uma comissão de senhoras, da qual faziam parte Margarida Cardoso de Mattos, Jupira Chambarelli, Dora Papaléo, Helena Licurci, Castorina Pires, Eliete Antunes, Condição Chuff, Luiza Lopes, Vidinha, Marly Iglesias, entre outras, organizaram um abaixo assinado para reivindicar junto às autoridades políticas da época o espaço, onde hoje está a igreja. O clamor do povo foi ouvido quando a Assembléia Legislativa, através da Lei nº 2.665, de 28 de novembro de 1955, autorizou o governo do Estado a doar ao Município de Nova Iguaçu o terreno desocupado com a demolição do antigo Fórum. Com a demolição, ali foi criada uma praça, que recebeu o nome de Praça João Pessoa. Foi então dada autorização ao Poder Executivo Municipal a doar a Mitra Diocesana da Barra do Piraí o terreno da então praça, através da apresentação de um projeto de autoria do Deputado Luiz Guimarães em 14 de setembro de 1956. Para esta missão foi prontamente designado Padre Órseo, que com a coragem dos profetas e a fé daqueles que crêem que o nosso Deus é o Deus do impossível, diz sim a missão, sendo nomeado o novo Vigário da nova paróquia em honra a Nossa Senhora de Fátima e São Jorge.

Localização
Rua Getúlio Vargas 220 Centro Nova Iguaçu/Rio de Janeiro














No dia 23 de de abril, acontece a tradicional festa em homenagem ao Santo Guerreiro, com barraquinhas, comidas típicas e a procissão no centro de Nova Iguaçu. Uma grande festa religiosa, com seus cavaleiros e milhares de devotos que expressam a sua fé.

Visite o site oficial da Paróquia
www.igrejafatimaejorge.com.br/novosite

16 comentários:

  1. Outra igreja em Nova Iguaçu. Parabéns pelo trabalho!

    http://www.igrejafatimaejorge.com.br/novosite/programacao_festa_jorge.php

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela dica Amigo Anônimo, já coloquei a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima e São Jorge no blog. Grande abraço.
    Daniel Veiga

    ResponderExcluir
  3. Parabéns! salve!por essa belíssima iniciativa, no avivamento da crença e na certeza da fé!!

    salve jorge!

    ronaldo f pinto

    ResponderExcluir
  4. São Jorge! Dai-me saúde, paz e tudo de bom. Que as pessoas invejosas se afastem de mim.
    Obrigada, São Jorge!

    ResponderExcluir
  5. São Jorge !!! O Grande Guerreiro ! Parabéns São Jorge...

    ResponderExcluir
  6. Salve Jorge, glorioso, parabens pelo seu dia

    ResponderExcluir
  7. Passei minha infância e adolescência nessa Igreja! Muita saudade! Meu Pai freqüentava e era o musico dessa paroquia! Salve Jorge!
    Michelle Fahur

    ResponderExcluir
  8. Entrei para a Irmandade de São Jorge aos 5 anos de idade ai na Igreja da Rua da Alfândega no Centro do Rio de Janeiro. Hoje já estou com 50 anos e há muitos anos moro aqui em Salvador, BA. mas gostaria de entrar em contato com a Irmandade. Se alguém puder me fornecer algum meio ficaria muitíssimo agradecido! Meu e-mail é - fatorn@hotmail.com - Salve Jorge!

    ResponderExcluir
  9. Oi pessoal,boa tarde!
    Faço lindas e exclusivas lembrancinhas de São Jorge,quem tiver interesse em ver entar em contato comigo.
    marlucecampos2009@hotmail.com
    (24)88041489

    ResponderExcluir
  10. que são Jorge abençoe meu lar minha família e que me ajude nas batalha amem ... ass andreia e família



    ResponderExcluir
  11. Salve São Jorge!!! Meu santo guerreiro!

    ResponderExcluir
  12. SAO JORGE, SALVE, SALVE!

    ENTREGO EM TUAS PODEROSAS MAOS AS MINHAS LUTAS CONTRA MEUS INIMIGOS, SEJA MEU ESCUDO, SIGA NA MINHA FRENTE, ME PROTEJA E A MINHA FAMILIA TAMBEM.

    AMEM

    ResponderExcluir
  13. Salve Jorge,como canta Zeca en un samba, que tus manos me protejan, y yo agrego que me guien para que me den la fortuna de volver a vivir en Rio...Ciudade maravilhosa!!!! Aonde mora na Alme

    ResponderExcluir
  14. Geraldo (GEN) = Oh! Sempre! Bendito, Forte, Poderoso! Sempre! Santo São Jorge! Sempre! Salve, Ave, Viva! Sempre! Eterna, Infinitamente, Agradecido, Grato (Mesmo), de coração, por tudo de bom, a mim, por tudo, Sempre a meu favor (e Jamais contra mim)! Peço-Vos, encarecidamente, que eu tenha: Forças, Poderes, Proteções (muitos), a mim! Sempre! Sempre a meu favor (e Nunca contra mim)! Assim Seja (Amém)! Assim Se Faça! E, Nanja Se Desfaça!...

    ResponderExcluir
  15. SALVE JORGE






    São Jorge, Ogum, Oxóssi
    guerreiro de três nomes
    cavaleiro das 14 ordens
    defensor dos injustiçados
    dos fracos e oprimidos

    Proteja-me dos inimigos
    que tenham olhos
    e não me vejam
    pés e mãos
    e não me alcancem
    facas e lanças se quebrem
    correntes se arrebentem
    se meu corpo tocarem

    Eu estou vestido
    com a roupa e a coroa
    de Jorge
    com a lança e o escudo
    de Ogum
    com as flechas e as ervas
    de Oxóssi

    ResponderExcluir